top of page

TRÂNSITO? NEM VOU ME ESTRESSAR COM ISSO...

O trânsito do dia-a-dia vem crescendo muito nos últimos anos, com isso, vem se tornando um grande causador de estresse, devido a diversos fatores, o que reduz muito a qualidade de vida de quem precisa encarar o trânsito da semana.

"Entre 13% e 17% dos motoristas brasileiros têm algum distúrbio comportamental no trânsito e o estresse é um fator que acaba desencadeando esses problemas", considera o clínico geral Dirceu Rodrigues Alves Junior, chefe do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional na Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET).

Por isso que é necessário permanecer tranquilo durante a hora do rush, para que não haja transtorno nessa trajetória desafiadora. A New Kar te dá umas dicas do que fazer para trafegar sem se estressar:

  1. FAÇA ALONGAMENTOS -O estresse físico, de estar muito tempo na mesma posição, causa desconforto muito grande no transito. Faça pequenos alongamentos e tente movimentar músculos que normalmente ficariam parados.

  2. RESPIRE MELHOR - A respiração leva mais oxigênio a todos os tecidos do corpo, incluindo o cérebro. Isso ajuda a manter os neurônios em equilíbrio. Expire e inspire suavemente, ou até segure o ar um pouco entre os intervalos, para acalmar o nervosismo e ajuda-lo a pensar em uma solução rapidamente.

  3. PLANEJE SUA TRAJETÓRIA -Troque de caminho de vez em quando. Claro, nem sempre pode evitar o trânsito. Mesmo assim o estresse pode ser menor. Quando você desvia o caminho, vivencia um novo ambiente, e isso realmente ajuda a te colocar em ação saindo do piloto automático.

  4. FECHE OS VIDROS – Fora do carro, os vapores, barulhos e variações de temperaturas causam nervosismo. Além disso, o calor faz com que o indivíduo sue, perdendo minerais e o equilíbrio de seu corpo. Por isso se isole desse ambiente enquanto estiver no engarrafamento.

  5. OUÇA MÚSICA E CANTE JUNTO – Escutar músicas ajuda a se distrair de tudo, porém prefira músicas que você possa cantar, é o ideal, pois é uma forma ainda melhor de escape. O tipo de música não importa tanto, o essencial é que o estilo o agrade.

  6. TENHA UMA COMPANHIA – Ter um amigo ao lado ou dar caronas para colegas também ajuda a distrair durante o transito, pois o piloto pode conversar e se entreter com seus amigos, além de lhe passar segurança em não ser assaltado.

  7. PONTO MORTO – Para quem tem carro com câmbio manual, é importante sempre tirar o pé da embreagem e deixar o veículo em ponto morto quando estiver parado. A perna esquerda fica em uma posição desconfortável, em que você compromete a articulação do tornozelo. Por causa disso, aumenta o estresse, pois há um maior desgaste físico e demanda de oxigênio, o que leva à fadiga muscular.

CUIDAR DO SEU BEM-ESTAR AJUDARÁ VOCÊ E AOS OUTROS. ASSIM SUCESSIVAMENTE PARA TODOS.

Fonte: minhavida.com.br

bottom of page