top of page

Como limpar corretamente a parte interna do seu carro

Com a rotina cada vez mais agitada, é comum o acúmulo de sujeira no interior dos automóveis. Lá encontramos de tudo: alimentos, bebidas, doces e salgadinhos. A boa notícia é que não é necessário ser um expert no assunto para deixar o seu veículo limpo e agradável para seguir viagem.

Não tem tempo nem para deixar o seu veículo na lavagem? Confira abaixo algumas dicas para fazer uma limpeza interna eficiente do seu carro!

Painel

Iniciamos as nossas dicas de limpeza destacando o painel. Use um pano úmido e com cuidado limpe o pó que se acumula no painel de instrumentos do seu veículo. Lembre-se: o pano não deve estar sujo e, além disso, nunca jogue água diretamente no veículo.

Tapetes

Se o tapete do veículo é de borracha, recomendamos que você utilize uma mangueira para limpá-lo. Isso porque a pressão da água ajuda a remover as impurezas que estão impregnadas.

Para isso, use água e sabão. Mas se o seu tapete for de carpete, use uma escova úmida para fazer a limpeza. Ao contrário de outros materiais, o carpete precisa de mais tempo para secar.

Vidros

A limpeza dos vidros é dividida em duas partes: interna e externa. Na interna, o foco é remover a gordura proveniente do suor e até da química dos tecidos.

No mercado, é possível encontrar vários tipos de produtos que ajudam na limpeza. Ela deve ser executada uma vez por semana.

Na área externa, a prioridade é a impermeabilização. Fique atento com a água da chuva, caro leitor, pois ela não deve ficar empoçada! Faça a limpeza com um pano limpo ou com uma esponja e um limpa vidro, que pode ser encontrado em lojas especializadas.

Interior em geral

É muito simples limpar o interior de um automóvel. Compartimentos, porta-copos, volante e até o chão do veículo devem ser limpos utilizando um aspirador de pó ou um pano. Muita gente ainda usa os tradicionais “preteadores” à base de silicone, mas eles não são recomendados.

Estofamento

A limpeza em estofado de tecido não pode ser executada de qualquer maneira! É necessário ter um cuidado especial com a utilização de água.

Por absorver com agilidade a água, ele a repassa para a espuma. Isso é muito ruim porque dificulta a secagem do material.

Recomendamos que você utilize um pano úmido e detergente quando a sujeira for mais pesada. Quando não estiver tão sujo assim, um simples aspirador de pó.

Bancos de couro

Nos bancos de couro, faça a limpeza apenas com um pano seco e macio, uma vez por semana. Se o veículo tem bancos revestidos com couro claro, é necessária uma limpeza mais completa, já que eles deixam a sujeira à mostra.

Uma dica interessante é passar um pano umedecido com água e sabão líquido neutro, tanto nos assentos como nas partes em couro claro. Em seguida, remova o excesso com um pano seco. Por fim, recomendamos que você faça a hidratação dos bancos de couro uma vez por ano.

bottom of page