top of page

Área de Escape BR-376


No Paraná, técnicos testaram um novo sistema de segurança inspirados na formula 1, para prevenção de acidentes e segurança nas rodovias, as famosas caixas de britas.

Um caminhão carregado com velocidade acima da permitida, poderá perder o controle ocasionando um acidente, mas nesse caso, ele terá a opção de entrar em uma área cheia de bolinhas de argila e em poucos segundos conseguirá parar.

Os técnicos escolheram para a simulação, um dos trechos mais perigosos do país, a descida da BR 376 entre Paraná e Sta. Catarina, são 19km de serra. Desde o início do ano são registrados cerca de 595 acidentes, uma média de 3 por dia, 180 pessoas feridas e 18 mortos.

Os experimentos foram efetuados com diversos tipos de caminhões, todos com pesos e tamanhos diferentes, estavam carregados e acelerados. Ao entrarem na caixa de brita, fizeram barulho, levantaram poeira e paravam em segundos.

Os testes mostram também, que esse recurso além de parar o caminhão, não causa nenhum dano ao veículo e ao condutor.

Essa caixa de escape já é utilizada em outros países e no trecho da rodovia Anchieta entre São Paulo e Santos, segundo a concessionária, em 9 anos esse sistema já evitou maiores impactos em cerca de 510 acidentes.

Tags:

bottom of page